Os mapas de ocupação do solo são uma ótima maneira de visualizar a distribuição da vegetação e dos recursos naturais em uma determinada área. Eles também podem ser úteis para planejar o uso futuro do solo, monitorar o crescimento da vegetação e identificar áreas de risco para desastres naturais.
O mapeamento dos cultivos agrícolas é realizado por meio de sensoriamento remoto. Ele tem por objetivo contribuir com a estimativa de área e de produtividade, oferecendo informações precisas sobre a distribuição geográfica em cada estado. Qual a contribuição do mapeamento do solo? O mapeamento também apoiará a formulação de políticas públicas sobre conservação do solo, preservação de ecossistemas, uso sustentável dos recursos…
O processo de mapeamento digital do solo para fins agrícolas envolve o uso das chamadas tecnologias da agricultura de precisão. Essas tecnologias incluem imagens de satélite, sensoriamento remoto, SIGs, drones e sensores. Como é feito o mapeamento do solo? Algumas técnicas comuns em mapeamento digital de solos serão apresentadas como Geoestatística, Regressão Linear Múltipla, Regressão Logística, Pesos de Evidência, Árvore de Decisão/…